Início > Windows > Formantanto e Instalando o windows XP

Formantanto e Instalando o windows XP

domingo, setembro 20, 2009 - 14:20 Deixe um comentário Go to comments

Olá, bom agora que voce já sabe como fazer com que o seu computador faça o boot pelo CD-ROM, agora é a hora de aprender a formatar e instalar um sistema operacional, o primiero sistema operacional a ser abordado por mim será o Windows XP  pelo fato dessse ser o mais utilizado nos lares atualmente. A forma de formatação e configuração do Windows que sera explicada aqui é uma forma considera a mais confiável pois o seu disco rígido sera dividido em dois, dessa forma fazendo com que os arquivos pessoais fiquem separados dos arquivos do sistema e caso voce tenha que formatar o computador mais uma vez, não correrá o risco de perder-los ou ainda utilizar do artifício do dual-boot. IPC 1 – Estou utilizando uma maquina vitual cuja qual eu configurei o HD com apenas 2 GB e o Windows XP requer 1,4 GB de espaço para ser instalado. A primeira tela que voce se deparará será essa solicitando que voce pressione uma tecla para iniciar pelo CD-ROM:

E logo em seguida se iniciara o utilitário para formatação do disco rígido:

Nessa tela são apresentadas três opções:

  • Para configurar o Windows XP no item selecionado pressione ENTER

É a forma mais simples de se formata e instar o windows em um computador, mais essa não é a forma que irei explicar.

  • Para criar uma partição no espaço não particionado, pressione C

Essas sera a forma que irei utilizar aqui

  • Para excluir a particição selecionada, Precione D

Que no momento não é a nossa vontade. Escolhendo a segunda opção que a de criar uma partição sera apresentada a seguinte tela (só relenbrando eu estou utilizando uma maquina vitual cuja qual eu configurei o HD com apenas 2 GB e o Windows XP requer 1,4 GB de espaço para ser instalado)

Após ter escolhido o tamanho da partição voce ira para tela anterior com a epenas uma diferença que é a criação de uma partição de 1500 MB:

É necessário repetir esse processo para que seja criada a outra partição aonde ficarão os seus arquivos. eu aconcelho que voce crie a partição “C:” com o tamanho de 20 GB e o restante voce pode utilizar para armazenar os seus arquivos e programas (como os jogos e editores de texto). Agora que já temos as partições definidas podemos utilizar da primeira opção que é a: “Para Configurar o Windows XP no item selecionado, precione ENTER” Agora voce ira escolher o sistema de arquivo a ser utilizado a no disco, o recomendável é que se utilize o formato NTFS:

Aguarde enquanto o utilitário formata e copia os arquivos de instalação para o disco e o computador reinicie (deixe-o reiniciar normalmente sem ser pelo CD-ROM). Essa é a primeira tela do programa de instalação do sistema, a partir daqui as coisas ficam muito mais intuitivas, quase um next, next and finish (rsrs)

Essa é a primeira tela de configuração sem si que á configuração do layout do teclado e as configurações regionais (eu sem querer deixar passar sem o ABNT2 que é o padrão utilizado pelos teclados com “ç”) Mais a falta dessa tela é fácil para eu me redimir, basta voce clicar em Detalhes > Adicionar > e escolher o padrão ABNT 2 A próxima tela de configuração ira solicitar a voce colocar o seu nome e o nome da usa organização (podes colocar o que bem entender, por isso a falta do print). E logo a seguir vem a tela que solita a voce colocar a sua serial: Na próxima tela voce ira colocar o nome do computador e a senha do administrador (essa sendo facultativa); o nome do computador pode ser qualquer um como por exemplo computador da cozinha (use a imaginação, rsrs):

Na próxima tela sera solicita o ajusta de data e da hora (mais uma para se apertar próximo) e agora voce entrar na próxima etapa da configuração do sistema, que é aonde voce ira configurar o seu usuário, conexão com a internet, atualizações automática e outros. Abaixo segue a tela de ativação (que nada mais é de permitir que o Windows faça os downloads e as instale no seu computador sem que voce escolha o melhor horário para tal, para que isso seja feito é necessário ir ao painel de controle e configurar isso através do utilitário Atualizações Automáticas) das atualizações automáticas

Agora voce poderá configurar algo que é o seu acesso a internet

Aqui há duas opções que são:

  • Sim, uso nome de usuário e senha para me conectar

Que sera a opção abordada e

  • Não, este computador fica conectado à internet o tempo todo

Quando ele esta em uma rede que voce basta colocar o cabo de rede e já tem acesso a mesma ou link dedicado. Aqui voce escolhe o tipo de conexão que sera usada DSL (como o velox em uma maquina só ou internet disca) ou LAN em uma rede aonde voce tem que configurar o domínio, DNS e o endereço IP manualmente, a que será abordada novamente vai ser a primeira. Aqui voce ira colocar o seu nome de usuário, sua senha do provedor de internet e o nome do mesmo

Após terminda essa estapa sera efeutado um teste para verificar se as configurações de acesso a interne foram efetuadas de maneira correta, caso sim voce seguira para o próximo passo, caso não repita-o ou pergunte o porque deu errado (como já falei não ofende e nem machuca rsrs). Agora voce ira configura o seu usuário (é obrigatório ter pelo menos um usuário configurado nessa fase)

E por fim voce podera registrar o seu produdo ou não (só o registre se for original)

Amplexos e até o próximo post

  1. quarta-feira, dezembro 9, 2009 - 23:47 às 23:47

    nice job

    • Thiago Inácio de Matos
      quarta-feira, dezembro 23, 2009 - 1:47 às 1:47

      thanks, I’m sorry about about the delay in reply you.
      Thanks again😀

  1. No trackbacks yet.

Oque achou do texto?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: