Início > Glossário > Glossário G – H

Glossário G – H

quarta-feira, setembro 30, 2009 - 21:15 Deixe um comentário Go to comments

GRUB (GRand Unified Bootloader) –  É um gerenciador de boot do projeto GNU. O GRUB permite que você escolha qual sistema operacional irá inicializar o seu computador, isto é, quando há mais de um sistema operacional instalado em sua máquina.

GNU – Esse sistema (não confundir com GNU GPL abaixo) é um projeto de sistema operacional desenvolvido por Richard Stallman. Esse sistema deveria ser compatível com o Unix, que não iria utilizar o código fonte do mesmo. No ano de 1991, o GNU já estava “semi-pronto”, isto porque faltava o Kernel. Nesse mesmo ano, Linus Torvalds já estava com o seu Kernel (Linux) pronto e o mesmo poderia utilizar toda as suas funcionalidades que a equipe do Richard já havia desenvolvido. O sistema GNU passaria a utilizar o Kernel, desenvolvido por Linus, formando o que conhecemos hoje como GNU/Linux

GB – Gigabyte, um gigabyte equivale há 230 ou 1 073 741 824 bytes

GPL (GNU GPL) – é a licença criada por Richard Stallman para designar a utilização e a propagação do conteúdo do mesmo.

GPO – Group Policy Object – (Objeto de diretiva de grupo) – São regras que são utilizadas normalmente para controle de acesso a usuários e utilização de computadores;

Grupo Local x Grupo Global – Um cuidado muito importante que devemos tomar ao utilizar os comandos gpmc.msc e gpedit.msc  é a simples diferença entre acesso local e acesso global. Quando editamos as regras do grupo local (gpedit.msc), as diretivas são aplicadas somente ao computador que estamos utilizando (quando aplicadas em GPO de máquina e/ou usuário). Quando editamos as regras do grupo global (gpmc.msc) aplicamos à todos os computadores do domínio e/ou usuários.

Gateway – É um equipamento que faz interface com outras redes que normalmente utilizam protocolos distintos, que podem ser diversos equipamentos como firewalls, routers e NAT dependendo do nível da cada OSI.

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. domingo, julho 8, 2012 - 13:29 às 13:29

Oque achou do texto?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: