Início > Linux > Instalando o Ubuntu linux

Instalando o Ubuntu linux

quarta-feira, março 24, 2010 - 23:56 Deixe um comentário Go to comments

Tux Mascote Linux

Olá a todos os leitores, hoje irei explicar como instalar o sistema operacional Ubuntu linux, imagino que agora há uma grande quantidade de pessoas torcendo o nariz e dizendo coisas do tipo:

– Nossa esse tal de linux é uma merda.

– O Meu computador veio com isso e nada funcionava .

Pois bem, vamos com calma quanto a isso por que antes de dizer que Linux é ruim é bom salientar que Linux não é necessária mente o sistema operacional que que veio no seu computador se sim a Distribuição Linux que veio nele que é ruim, já que existem centenas delas e nem todas são boas ou fáceis de se usar como o Ubuntu.

Aí depois de tudo o que foi dito vem a pergunta:

– Então o que afinal de contas é Linux ?

– Linux é “apenas” o núcleo que a distribuição utiliza e sem ele não o sistema não seria tão estável assim, já que o núcleo (Kernel) é o responsável direto pelo controle dos recursos do seus hardware para que tudo funciona de forma mais harmônica possível.

Agora vamos para o processo de instalação e formatação em si, já que esse vai ser um pouco mais longo do que o anterior (rsrs), já que o CD de instalação do Ubunto tem uma grande quantidade de opções para facilitar a instalação no seu computador.

Embora as distribuições linux tenham uma grande quantidade de customizações é possível para voce instalá-la de forma similar ao windows next > next > finsh.

Abaixo há a primeira tela com a qual voce ira se depara quando for instalar a distribuição ubuntu linux e como voce pode notar aqui já há uma grande quantidade de opções, que são:

– Testar o Ubuntu sem qualquer mudança no seu computador

Essa opção permite que voce utilize o sistema operacional direto do CD-ROM se efetuar a instalação do mesmo no seu computador (Live CD)

– Instalar o Ubunto

Como o nome já diz faz a instalação em sí do sitema no seu computador

– Verificar o CD por defeitos

Vai que voce usou uma mídia velha e voce não tem certeza de que a unidade irá lê-lo por completo aí em 96% da instalçlão o CD da danificado e voce não pode prosseguir com a instalação (que azar) é para evitar isso que existe essa opção para fazer um teste em toda a mídia para saber se ela esta 100% ou não.

– Teste de memória

Essa opção é o famoso mentest.

Bom então para que serve esse tal famoso mentest (teste de memória) ele é utilizado para fazer teste em toda a sua memória RAM em busca de algum defeito, a sua maquina já travou sem ter nada de errado (assim que formatada), se sim é bom usar o mentest para verificar erros na memória.

– Iniciar pelo primeiro disco rígido

Aqui voce desiste da instalação e carregar o sistema operacional base do computador.

As outras opções são:

F1 – Ajuda

F2 – Idioma, muda o idioma das opções

F3 – Mapa de teclas, altera o tipo de teclado (para ABNT 2 por exemplo)

F4 – Modos, são os modos que voce pode utilizar para fazer a instalação(Normal, Gráfico seguro, OEM (se o CD já veio com o computador essa é a opção a ser escolhida), CD de atualização e drivers)

F5 – Acessibilidade, essa opção é utilizada para facilitar a instalação por aqueles que possuem algum tipo de deficiência física.

F6 – Outras opções (não muito utilizada com hoje em dia, pois elas são para resolver problemas de compatibilidade de hardware). Agora partiremos para o prcesso de instalação e configuração em si. O primeiro passo a ser feito é a configuração do idioma cujo o qual voce deseja fazer a instalação.

Nas duas teles que se seguem a essa voce ira realizar as configurações de localidade (configurações de dada e hora) e o layout do seu teclado. A partir daqui é que as coisas ficam interessantes, o proximo passo é o de escolher o tipo de particionamento do seu disco (particionar = dividir).

Na tela acima temos três opções que são:

  1. Guiado – O próprio programa de instalação particiona(divide) o seu disco para melhor aproveitar o espaço disponível, no exemplo acima ele esta com três partições (vide a imagem before) com 5%, 69% e 24% cada uma, que são respectivamente swap (para que não esta acostumado a memória swap é equivalente a memória virtual do windows), /home (que é a pasta aonde ficam os arquivos dos usuário e equivalente ao meus documentos no windows, a diferença é que se voce for instalar o linux de forma padrão voce sempre ira ter essa pasta separada da raiz (/)), e a última é a pasta raíz(/) que é o diretório aonde sera instalado o sistema operacional
  2. Assistido – é a única forma de instalação (excluindo a manual) em que o programa de instalação utiliza o disco inteiro para a instalação do sistema esse tipo de instalação é útil em computadores com outro(s) HD(s) aonde um(ns) pode(m) ser o diretório /home ou em um servido que só terá um usuário.
  3. Manual – é a opção que é aconselhada a apenas usuários que conhecem bem os diretórios dos sistemas linux e que desejam fazer uma configuração personalizada do sistema, como o objetivo do blog (no momento) não é o particionamento personalizado vou parar de falar por aqui (um dia eu explicarei como quais são os diretórios principais do sistema (o exemplo continuará sendo o ubunto).

Na tela abaixo voce vera que o sistema já esta sendo instalado, basta aguardar que o mesmo termine:

Quando o processo de instalação chegar ao fim ele pedirá para que voce reinicie o computador (nesse momento voce pode retirar o CD da bandeja, quando voce retornar ao sistema a seguinte tela que voce irá visualizar é:

Em  opções (lado inferior esquerto da tela) voce encontra as seguintes opções:

  1. Selecionar idioma: voce pode mudar o idioma padrão do sistema como um todo (incluindo layout de teclado)
  2. Selecionar Sessão: Como linux é um sistema de muitl-usários voce pode selecionar qual sessão voce ira utilizar (caso já exista alguma aberta)
  3. Sessão remota via XDMCP…: é uma forma em que voce se loga no seu computador através de outro computador (da rede pessoal ou na internet)

Até o próximo post espero que não demore tanto quando esse😀

Categorias:Linux Tags:, , ,
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Oque achou do texto?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: